ASTRONOMIA ATRAVÉS DA JANELA > PARTICIPAÇÃO DO PÚBLICO COM INCRÍVEIS IMAGENS

ASTRONOMIA ATRAVÉS DA JANELA > O CÉU PERDEU AS ESTRELAS?
19/04/2020
ASTRONOMIA ATRAVÉS DA JANELA > SPICA, A ESTRELA DA SEMANA
22/04/2020

ASTRONOMIA ATRAVÉS DA JANELA > PARTICIPAÇÃO DO PÚBLICO COM INCRÍVEIS IMAGENS

 

O Observatório do Valongo da UFRJ tem a honra de divulgar as primeiras imagens astronômicas “feitas através da janela” enviadas pelo público, que vem participando ativamente do projeto Astronomia através da janela, nos enviando belíssimas imagens astronômicas.

 

Nessa primeira sequência, temos:

 

> o planeta Vênus, capturado pelo engenheiro Diego Marques, morador do Rio de Janeiro, que mostra
o planeta irmão da Terra na fase de quarto minguante;

 

> O eclipse lunar total de julho de 2018, fotografado por Julliana Fonseca, também moradora do Rio de janeiro, registrando a sombra da Terra projetada em nosso satélite natural, além de uma imagem com o planeta Marte em seu momento de máximo brilho.

 

> A fina lua crescente e a mesma em 50% de fase, registradas no final de março de 2020, por Fabrizzio Montezzo, de Rio Claro (SP), em momentos de rara beleza;

 

> A poética Superlua do dia 07 de abril, insistentemente “emergindo” sobre as nuvens da metrópole carioca no bairro de Piedade, fotografada por Maria Teixeira (estudante de letras) através de um simples celular.

 

> três registros diferentes da “pré-superlua” no dia 06/04 de autoria de Paulo Borges (pesquisador), Rafael Moreira e Ricardo Arcanjo de Lima (bibliotecário), todos moradores do Rio de Janeiro, que apontaram suas câmeras para o céu através de suas janelas, revelando os detalhes
da superfície lunar;

 

> As imagens recentes e com rico nível de detalhes dos planetas Marte, Júpiter e Saturno e um close incrível em uma região lunar conhecida como Mare Crisium (Mar das Crises), feitos por Carlos Alberto Palhares em Monte Carmelo (MG), através de uso de telescópios e câmeras.

 

O Observatório do Valongo da UFRJ agradece a todos que colaboraram para este primeiro set de imagens e convidamos a você de casa a também fazer parte dessa lista, enviando suas imagens astronômicas feitas através da janela. Participe!