[ASTRONOMIA ATRAVÉS DA JANELA] – A CHEGADA DE MAIS UM COMETA

[ASTRONOMIA ATRAVÉS DA JANELA ] – 520 ANOS DE BRASIL: O ASTRÔNOMO DE CABRAL
28/04/2020
VOCÊ SABE O QUE É POLUIÇÃO LUMINOSA? – ACOMPANHE AO VIVO UM BATE-PAPO SOBRE O TEMA
30/04/2020

[ASTRONOMIA ATRAVÉS DA JANELA]  – A CHEGADA DE MAIS UM COMETA

 

Essa é para madrugadores que topam um desafio: encontrar o cometa SWAN, antes do amanhecer, em sua rápida passagem pelo interior do Sistema Solar. Enquanto se aproxima da Terra, o cometa SWAN está ficando cada vez mais brilhante e poderá se tornar visível nas próximas duas semanas. Não perca essa chance, corra para sua janela para ver esse verdadeiro viajante interplanetário.

 

Eles são os mais belos astros do Sistema Solar! As imagens do grande cometa Hale-Bopp e do “novo” cometa SWAN em anexo nesse post “falam por si só”. Mas, o que realmente são os cometas? Ficou curioso, ficou curiosa? Acesse o link abaixo e confira um texto introdutório bem legal sobre eles:

 

Astronomia para Poetas vol 3 – A Beleza dos Cometas

 

Agora que você sabe tudo sobre os cometas, vamos às dicas para você encontrar o SWAN: durante as duas primeiras semanas de maio ele estará em seu melhor momento para ser visto em todo o território nacional. Para facilitar a identificação e a visualização, o ideal é escolher um céu escuro, longe das grandes cidades e com horizonte leste livre de obstáculos. Há boa chance do cometa ser visto a olho nu na segunda semana de maio, mas essa previsão ainda é incerta. Entretanto, com um simples binóculo (com aumento mínimo de 8 vezes) já vai ser possível a observação.

 

No dia 05 de maio, a partir de 04h 30min, ele estará alinhado com Diphda, uma estrela de coloração laranja bem brilhante, abaixo da estrela Fomalhaut. Ao longo dos dias posteriores, ele irá “caminhar” na direção do horizonte, dirigindo-se para a constelação de Peixes e, embora mais brilhante, estará também mais próximo do clarão do crepúsculo matutino, sendo por isso, visível um pouco mais tarde. Após a segunda semana de maio, o SWAN estará bem próximo do horizonte, seu brilho tenderá a diminuir e ele se afastará gradativamente da Terra. Então aproveite o momento ideal, utilize o mapa estelar em anexo e se divirta de caçador ou caçadora de cometa durante a madrugada.

 

Se você gostou da postagem compartilhe e divulgue. Caso tenha dúvidas, escreva para o Astrônomos do Observatório do Valongo através do email extensao@astro.ufrj.br. Teremos o maior prazer  em lhe responder. Ah, acesse também nosso recém criado canal do Youtube (TValongo) e nosso site oficial www.ov.ufrj.br.

 

Crédito da Imagem do cometa Hale-Bopp: E. Kolmhofer, H. Raab; Johannes-Kepler-Observatory e Wikipedia Commons;

Crédito da imagem do cometa SWAN: Gerald Rhemann, The Ion Tail of New Comet SWAN, APOD NASA 2020 April 29;
Crédito do mapa: Stellarium, Copyright © 2004-2020 Fabien Chereau et al., GNU General Public License