ASTRONOMIA ATRAVÉS DA JANELA > A SEMANA INTERNACIONAL DO CÉU ESCURO

ASTRONOMIA ATRAVÉS DA JANELA > SPICA, A ESTRELA DA SEMANA
22/04/2020
[ASTRONOMIA ATRAVÉS DA JANELA ] – 520 ANOS DE BRASIL: O ASTRÔNOMO DE CABRAL
28/04/2020

ASTRONOMIA ATRAVÉS DA JANELA > A SEMANA INTERNACIONAL DO CÉU ESCURO

 

Já lançamos aqui o movimento #DesligueAsLuzes, que pretende chamar a atenção de você aí de casa sobre os efeitos maléficos do uso incorreto da iluminação artificial para a noite estrelada. Mas, além de “apagar” as estrelas do céu, você sabia que a poluição luminosa têm outros efeitos nocivos, incluindo efeitos na sua saúde?

 

O aumento da demanda energética em todo o mundo, causado, em parte, pelo aumento populacional nos grandes centros  urbanos, implica em expansão das matrizes de iluminação pública. Veja o mapa em anexo, que mostra imagens de satélite do nosso planeta durante a noite. Regiões mais claras são aquelas que mais contribuem para a poluição luminosa. O uso excessivo e mal direcionado das fontes de luz artificial, tem chamado a atenção de diversos especialistas das áreas da saúde, energia e ambiental para a  avaliação e discussão entre a sociedade dos impactos da poluição luminosa.

 

Alguns estudos têm apontado sobre consequências negativas no relógio biológico dos seres vivos, deficiências na produção de melatonina com alteração nos ciclos que regulam o sono e a hibernação, mudanças no ciclo sazonal da flora, maior aporte de  insetos transmissores de vetores para áreas urbanas, alterações fisiológicas, comportamentais e migratórias  em aves, alterações na dinâmica e no período de desova das tartarugas, entre tantas outras implicações.

 

Nessa semana, a IDA, uma associação intergovernamental para promoção do céu escuro, promove a Semana Internacional do Céu Escuro, agregando ações de todo o mundo para conscientização do impacto da poluição luminosa nos dias de hoje e nas futuras gerações. Você pode participar dessas ações, de forma bem simples: minimize seu consumo noturno de energia apagando as luzes, sugerindo açoes semelhantes entre seus vizinhos e junto ao poder público. No dia 01/05, às 20h, junte-se a nós, #DesligueAsLuzes por 30 minutos e viva um mundo melhor e com mais estrelas.

 

Se você gostou da postagem compartilhe e divulgue. Caso tenha dúvidas, escreva para o Astrônomos do Observatório do Valongo através do email extensao@astro.ufrj.br. Teremos o maior prazer  em lhe responder. Ah, acesse também nosso recém criado canal do Youtube (TValongo) e nosso site oficial www.ov.ufrj.br.

 

Crédito da imagem: NASA GSFC, Marc Imhof,Christopher Elvidge, NOAA, NGDC, Craig Mathew e Robert Simon,