[Astronomia Através da Janela] Agosto, Mês de Gigantes

SUCESSO! Curso Astroquímica
27/07/2021
VII Curso de Extensão Introdução à Astronomia – 08 a 29 de setembro de 2021 – VAGAS ESGOTADAS
22/08/2021

[Astronomia Através da Janela] 

Agosto, Mês de Gigantes!

 

Neste mês de agosto de 2021 teremos as melhores condições para observar os dois maiores planetas do Sistema Solar: Júpiter e Saturno, além de conjunções e a chuva de meteoros Perseidas, ou como são popularmente conhecidas: assistir as Lágrimas de São Lourenço.

Convidamos também a todos, a fotografar esses eventos e enviá-los pra gente por e-mail ou através do formulário eletrônico.

Publicaremos suas fotografias aqui no site e nas redes sociais. Participe!

 

 

Agora, fique de olho nos destaques do mês:

 

Saturno e Júpiter em Oposição ao Sol

Neste mês de agosto teremos as melhores condições para observarmos os dois maiores planetas do Sistema Solar! Logo no início do mês, no dia 2 de agosto, no lado leste, logo após o pôr do Sol, às 17h30, Saturno estará em oposição com o Sol. Já no dia 19 será a vez de Júpiter, também do lado leste, logo após o pôr do Sol. Quando isso acontece, os astros aparecem em sua forma mais brilhante no céu!

.

Encontro Triplo: Lua, Vênus e Marte

Nos dias 10 e 11 teremos incríveis encontros envolvendo Vênus, Marte e a Lua no início de sua fase crescente. No dia 10 de agosto,  ao olhar para o horizonte  oeste, poderemos encontrar os nossos dois planetas vizinhos, Vênus e Marte, bem próximos da nossa Lua! O encontro será visível apenas no começo da noite, logo após o pôr do Sol, nas constelações de Leão e Virgem. 

 

Já no começo da noite seguinte, no dia 11 de agosto, Marte não estará mais presente na conjunção, mas ainda será possível admirar a conjunção entre Vênus e a Lua. Este encontro ocorrerá na constelação de Virgem. Aproximadamente às 17h30, basta olhar para a direção na qual o Sol se pôs, e procurar próximo à Lua, o primeiro ponto brilhante no céu. Você encontrará Vênus ao lado da Lua com 10% de sua face iluminada.

Vale lembrar que estes encontros são apenas aparentes no nosso céu! No espaço esses astros seguem extremamente distantes uns dos outros.

 

Chuva de Meteoros Perseidas / Lágrimas de São Lourenço

Um dos mais belos e esperados eventos astronômicos ocorrerá na madrugada do dia 12 para o dia 13: a chuva de meteoros Perseidas, uma das mais conhecidas e intensas chuvas de meteoros!
Esse fenômeno acontece quando a Terra passa por uma região de sua órbita onde um cometa deixou um rastro de restos de sua estrutura que se desprenderam quando o cometa passa perto do Sol. Os pedaços de detritos espaciais que interagem com nossa atmosfera para criar as Perseidas se originam de um cometa chamado Swift-Tuttle, que irá se aproximar da Terra novamente apenas em 2125. Esse cometa leva 133 anos para orbitar o Sol!

A Chuva de Meteoros Perseidas ocorre na constelação de Perseus, e do hemisfério Sul poderá ser observada bem próximo ao horizonte, no final da madrugada do dia 13. Enquanto essa constelação estiver no céu, poderemos ver esse fenômeno, e por mais que a chuva de meteoros venha de um ponto radiante nesta constelação, podemos ver os rastros dos meteoros  por uma grande área do céu 

 

Conjunção Marte e Mercúrio

No dia 18 de agosto, teremos na constelação de Leão, a conjunção de dois planetas rochosos do nosso Sistema Solar! Mercúrio aparecerá bem próximo de Marte, em uma distância aparente de 10’. Esse encontro fará parte do nosso céu de amanhã durante o final da tarde e início da noite. O fenômeno irá acontecer bem baixo no horizonte oeste e por volta de 18h40 os planetas já terão se posto no horizonte, portanto é necessário ser rápido nessa observação.

 

 

Conjunção entre Lua e Saturno

O último evento astronômico notável do mês de agosto acontecerá amanhã, dia 20.
Olhando para o leste, será possível observar a Lua, praticamente Cheia, com 97% de sua face iluminada, em conjunção com Saturno, logo no início da noite, na direção oposta ao pôr-do-sol (ou seja, para leste). O encontro entre a Lua e Saturno se dará na constelação de Capricórnio e os dois astros seguem juntos até o final da noite! Logo abaixo, um pouco mais distante, também poderemos observar Júpiter.

 

Aqueles que dispuserem de binóculos ou telescópio poderão tentar observar os belos anéis Saturno e uma fenda escura ao longo de toda a estrutura dos anéis, bem como algumas de suas “luas”. Trata-se de um excelente momento para a observação não só  de Saturno, mas também da Lua e de Júpiter, que estará próximo à conjunção, com seus 4 maiores satélites.
Não se esqueça de registrar esse incrível encontro celeste e nos mandar a imagem por email!

 

Constelações de destaque: Tentar encontrar as constelações no céu é um barato!

Escorpião, Sagitário, Corona Australis, Capricórnio, Perseu, Lyra e Centauro estarão em destaque.

 

Assista o Episódio de Dicas do Céu de Agosto de 2021 aqui:

#Valongo #Astronomia #UFRJ #Science #Astro #UniversidadePublica #AstroAtravesDaJanela #DesligueAsLuzes