[Astronomia Através da Janela] Março com Capricórnio em Destaque

[Astronomia Através da Janela] Fevereiro Crepuscular!
02/02/2022
[Astronomia Através da Janela] Encontros Planetários em Abril
01/04/2022

[Astronomia Através da Janela] 

Março com Capricórnio em Destaque

 

Em março temos a chegada do outono… na verdade, às 12:33 do dia 20, e de vários alinhamentos interessantes que envolvem os Gigantes Gasosos Júpiter e Saturno com os pequeno rochoso, Mercúrio, Vênus e Marte. Muitos fenômenos do mês acontecem momentos antes do Sol nascer, na constelação de Capricórnio que vira um verdadeiro palco de espetáculo. Aproveite e não perca nenhum deles!

 

Convidamos também a todos, a fotografar esses eventos e enviá-los pra gente por e-mail ou através do formulário eletrônico.

 

Publicaremos suas fotografias aqui no site e nas redes sociais. Participe!

 

Imagem de Sofia Fonseca e Jorge Oliveira

 

Agora, fique de olho nos destaques do mês:

 

 

Conjunção Mercúrio e Saturno ao Amanhecer

No dia 2, ao amanhecer, veremos no céu Mercúrio e Saturno, bem próximos um do outro! Poderemos vê-los olhando para o leste, a partir de 4h15 (horário de Brasília). Trata-se de uma observação fácil e possível de ser executada a olho nu. Porém quem dispor de binóculos ou um telescópio simples vale sempre tentar observar os belíssimos anéis do planeta gigante Saturno. Os planetas estarão na constelação de Capricórnio. Apesar de vermos os planetas bem pŕoximos no céu, os dois estão a uma distância média de aproximadamente 1 bilhão e 370 milhões de quilômetros! O encontro segue visível até o nascer do Sol quando a claridade da nossa estrela irá ocultar o fenômeno.

 

Conjunção entre Vênus e Marte

Os dois planetas vizinhos da Terra aparecerão juntos no céu no dia 12. Olhando para leste a partir de 2h40 (horário de Brasília), veremos Vênus facilmente e Marte à direita. O encontro acontece na constelação de Capricórnio e será muito simples de localizar esse fenômeno até o amanhecer, além de diferenciar os dois planetas. Vênus será o ponto mais brilhante no céu nesse momento, enquanto Marte será aquele com uma coloração avermelhada, inconfundível. Aqueles que possuírem um telescópio podem tentar observar Vênus em fase. O planeta Vênus tem tamanho bem parecido ao da Terra e está mais próximo de nós do que Marte, que tem cerca de metade do diâmetro da Terra.

 

Vênus em máxima Elongação

A máxima elongação de Vênus é a maior separação angular entre Vênus e o Sol, cerca de 47 graus! E ela irá acontecer no dia 20 às 6h (horário de Brasília). Nos dias próximos à elongação máxima, Vênus estará com magnitude de -4,1, ou seja, estará extremamente brilhante, sendo portanto uma boa época para vermos a “Estrela Dalva” no céu. Ele nascerá de madrugada, por volta de 2h40 (horário de Brasília), porém, mesmo brilhante, apenas conseguiremos vê-lo no céu até o nascer do Sol quando seu brilho será ofuscado pela claridade da nossa estrela!

 

 

Equinócio de Outono

Dia 20 também temos o Equinócio de Outono (especificamente às 12:33, horário de Brasília). Ele marca o fim do verão e o início do outono no Hemisfério Sul e o fim do inverno e o início da primavera no Hemisfério Norte. Neste dia, os raios solares incidem perpendicularmente à linha do Equador, proporcionando a mesma distribuição de luz para os dois hemisférios e que os dias e as noites tenham a mesma duração (12 horas).

 

 

Quarteto no Céu: Lua, Vênus, Marte e Saturno

Na madrugada do dia 28, teremos um incrível quarteto celeste: a Lua, Vênus, Marte e Saturno aparecerão juntos no céu a partir das 3h, na direção leste, especificamente na constelação de Capricórnio, que poderá ser observado até o amanhecer. Neste encontro, Vênus e Saturno estarão bem próximos, um pouco abaixo da Lua, enquanto Marte poderá ser visto um pouco acima do nosso satélite natural. A Lua estará na fase minguante com apenas 16% de sua face iluminada. Vênus é o mais brilhante dos 3 planetas que compõe o quarteto e Marte é o ponto mais avermelhado de todos os outros três. Aproveite para fazer uma bela foto nesse dia.

Se você perder esse belo encontro, no dia 29, teremos a conjunção entre os planetas Vênus e Saturno no céu, que estarão separados de apenas 2 graus.

 

Conjunção Lua e Júpiter

Entre 4h45min e 6h da manhã do dia 30, teremos a conjunção entre a Lua e Júpiter,  a leste.

Basta olhar para a direção leste, mesma direção na qual temos o nascer do Sol, que será possível observar o encontro entre o nosso satélite natural e o maior planeta do sistema solar!  A Lua estará no fim da fase minguante com apenas 4% de sua face iluminada, um singelo filete iluminado. Aqueles que possuírem um binóculo ou telescópio podem tentar observar as Luas de Júpiter e ter uma experiência bem diferente

 

Constelações de destaque: Cocheiro, Touro, Gêmeos, Orion, Cão Maior e Cão Menor

 

Assista o Episódio de Dicas do Céu de Março de 2022 aqui:

#Valongo #Astronomia #UFRJ #Astro #UniversidadePublica #AstroAtravesDaJanela #DesligueAsLuzes