[Astronomia Através da Janela] NOVEMBRO IRÁ LHE ENCANTAR
Estamos no auge da primavera do hemisfério sul. Os dias se tornam cada vez mais longos, as temperaturas diurnas se elevam. Embora as noites se tornem mais curtas, as temperaturas amenas convidam para uma adorável sessão de estrelas. Desacelere, esqueça suas preocupações diárias e, nem que seja por pelo menos por alguns minutos, permita-se encantar com a “dança” constante dos astros e com a imensidão do Cosmos. Você só tem a ganhar com momentos de paz e pura contemplação, não é mesmo? Novembro foi feito pra você se deliciar com a Astronomia através da janela.
O Observatório do Valongo convida também a todos, a fotografar esses eventos através de suas janelas e enviá-los pra gente (email extensao@astro.ufrj.br). Iremos publicar as fotografias aqui no site. Acompanhe os destaques do mês:
Lua e Aldebaran em Touro
Já no dia 02, feriado nacional de Finados, a Lua estará extremamente brilhante no começo da fase minguante, com quase 100% de sua face iluminada. Você poderá vê-la surgir magnífica no horizonte leste (21h nas regiões Sul, Sudeste e Centro oeste, 20h30, para as regiões Norte e Nordeste). Ao lado direito da Lua, a estrela Aldebaran, a mais brilhante da constelação de Touro. Você poderá acompanhar o encontro dos astros por toda a noite.
Encontro Triplo I: Lua, Vênus e Mercúrio
A próxima sugestão é para aqueles aventureiros e que topam desafios. No dia 13, madrugue, prepare um café e bem antes de amanhecer, aprecie o belo encontro entre a Lua, Vênus e Mercúrio. Eles estarão no horizonte leste um pouco antes das 05h. Mas atenção: esta conjunção lunar e planetária ocorrerá no crepúsculo, já com céu um pouco mais claro. Então, procure um local escuro longe das cidades e com horizonte leste completamente desimpedido. Uma composição com a Lua com apenas 4% de sua face iluminada, ou seja, bem fininha na fase crescente, junto com Vênus extremamente brilhante e Mercúrio numa intensidade menor, mais próximo do horizonte. Se conseguir, faça uma imagem e envie pra gente;
Chuva de Meteoros Leonídeas
Se você acha que Leonídeas tem a ver com a constelação de Leão, você está certo! Esse é o nome de uma das mais famosas chuvas de meteoros, que terá ápice na madrugada do dia 17. Porque o nome Leonídeas? Bem, chuvas de meteoros ocorrem quando a Terra intercepta acúmulos de pequenos detritos de cometas ou asteroides (nesse caso, o cometa Tempel-Tuttle, descoberto em 1865). Especificamente, no dia 17, esses detritos irão interceptar a Terra vindo da direção da constelação de Leão. Daí, o nome Leonídeas. Para acompanhar, olhe pro céu na direção nordeste por volta de 03h. Os meteoros cruzarão o céu até o final da noite. Se você tiver sorte e estiver em um local escuro, poderá contar até 15 meteoros no intervalo de uma hora.
Encontro Triplo II: Lua, Júpiter e Saturno
Enquanto se preparam para conjunção planetária da década, Júpiter e Saturno poderão ser vistos ao lado da fina Lua crescente no dia 19 (com cerca de 23% de sua face iluminada), na direção oeste, entre as constelações de Sagitário e Capricórnio. Diferente do encontro do dia 13, o desta data será facilmente visível. Sente-se em um cadeira confortável, relaxe na sua janela ou na varanda e se tiver um binóculo ou pequeno telescópio, curta ainda as crateras lunares, as luas de Júpiter e os anéis de Saturno. O espetáculo começará assim que escurecer e terminará por volta de 21h30. Classificação livre, plateia garantida.
Marte (ainda Marte…)
O planeta Vermelho estará nos céus na primeira metade da noite durante todo o mês de novembro. No dia 25, você não terá como errar a localização do mais explorado planeta das missões espaciais. Marte estará ao lado da Lua crescente, que apresentará 70% de sua face iluminada, e poderá ser observado até as 02h da madrugada do dia 26.
Eclipse Lunar Penumbral
Eclipses lunares ocorrem quando a Lua, na fase cheia, entra na sombra da Terra (veja figura). Essa sombra, entretanto, não é homogênea. Há uma região mais escura chamada umbra e uma mais tênue conhecida como penumbra. Quando a Lua passa por essa penumbra, ocorre um eclipse lunar penumbral. O que muda no aspecto lunar? Bem, quase nada, do ponto de vista da percepção visual, embora teoricamente a Lua vá ficar levemente obscurecida. O que ocorrerá no Brasil na madrugada do dia 30 será ainda parcial, o que torna o fenômeno ainda mais difícil de ser percebido. No Rio de Janeiro, o eclipse penumbral ocorrerá às 04h32 com a Lua muito baixa no horizonte oeste. Melhores chances para os moradores da região Norte, que terão o fenômeno começando por volta das 03h30 e se estendendo até o amanhecer.
Constelações de destaque: Tentar encontrar as constelações no céu é um barato!
Você pode usar o mapa em anexo e se divertir com elas, enquanto aguarda os fenômenos especiais que teremos em novembro. Pégaso, Grou, Cassiopeia, Andrômeda, Áries, Perseus, Touro, Carina, Cão Maior e Órion (com as famosas Três Marias) estarão em destaque.
Assista o Episódio de Dicas do Céu de Outubro aqui:
Texto: Daniel Mello.
Arte: Ana Beatriz de Mello
#Valongo #Astronomia #UFRJ #Science #Astro #UniversidadePublica #AstroAtravesDaJanela #DesligueAsLuzes