[ASTRONOMIA ATRAVÉS DA JANELA] O CÉU DE MAIO VAI TE SURPREENDER

VOCÊ SABE O QUE É POLUIÇÃO LUMINOSA? – ACOMPANHE AO VIVO UM BATE-PAPO SOBRE O TEMA
30/04/2020
ATIVIDADES ON-LINE DO OBSERVATÓRIO DO VALONGO – ASTRONOMIA SEM SAIR DE CASA
28/05/2020

[ASTRONOMIA ATRAVÉS DA JANELA] – O CÉU DE MAIO VAI TE SURPREENDER

 

A quarentena continua, mas os astros em sua janela não param. Então, fique por dentro dos principais eventos astronômicos que irão acontecer no mês de maio de 2020. Tem muita coisa que vai realmente lhe surpreender: conjunções planetárias, o cometa SWAN, superlua, entre outros. Confira os mapas em anexo e aproveite! Ah, e se fizer uma imagem legal desses fenômenos, envia pra gente. Iremos publicá-la aqui. Acompanhe os destaques do mês:

 

Chuva de Meteoros Eta Aquaridas

A chuva de meteoros com restos do cometa Halley poderá ser vista na madrugada do dia 06 em local de céu escuro, com pouca poluição luminosa. Será possível começar a ver os meteoros a partir de 02h, no horizonte leste. Na situação ideal, há estimativa de serem observados até 50 meteros por hora. Fique atent@!

 

Lua Cheia em Evento de Superlua

No dia 07, a Lua estará em sua fase cheia (constelação de Libra), muito próxima do seu perigeo (ponto de sua órbita mais próximo da Terra). Aproveite para fazer lindas imagens!

 

O cometa SWAN

O cometa aguardado para o mês de maio. Acompanhe o cometa SWAN nos céus do Brasil antes do amanhecer no horizonte leste durante a primeira quinzena do mês. Para maiores detalhes consulte: https://ov.ufrj.br/astronomia-atraves-da-janela-a-chegada-de-mais-um-cometa/

 

O encontro da Lua com os gigantes gasosos

No dia 12, haverá a conjunção entre Lua, Júpiter e Saturno na constelação de Sagitário. Essa conjunção marca objetos muito brilhantes do céu por volta da meia-noite, no horizonte leste. A Lua Minguante facilitará a observação de suas crateras, que pode ser feita com binóculos ou pequenos telescópios. Promete ser a imagem astronômica do começo da semana!

 

Uma Lua apressada se encontra com Marte

A imagem astronômica do final da semana será a conjunção entre a Lua e o planeta Marte, no dia 15. Os dois astros nascem na constelação de Aquário por volta de meia noite e seguem “juntos” no céu por toda a noite. Chance única para aprender a identificar o Planeta Vermelho e, novamente, ver as crateras da Lua com binóculos ou pequenos telescópios.

 

Mercúrio surge no entardecer

Durante a segunda quinzena do mês, o planeta Mercúrio poderá ser visto no começo da noite, ainda nas luzes do crepúsculo vespertino. No dia 22, encontre um
horizonte oeste livre e veja o belo encontro entre Mercúrio e Vênus. Logo após, nos dias 23 e 24, a Lua “se junta” aos dois planetas, formando belo trio no começo da noite.
Tente identificar os astros a olho nu a partir das 17:30. Será uma bela vista planetária e lunar!

 

Constelações de destaque no céu de maio: Cão Maior, Leão, Carina, Corvo, Escorpião, Centauro e Hydra.

 

Se você gostou da postagem compartilhe e divulgue. Caso tenha dúvidas, escreva para o Astrônomos do Observatório do Valongo através do email extensao@astro.ufrj.br. Teremos o maior prazer  em lhe responder. Ah, acesse também nosso recém criado canal do Youtube (TValongo) e nosso site oficial www.ov.ufrj.br.

Crédito do mapa: Stellarium, Copyright © 2004-2020 Fabien Chereau et al., GNU General Public License