[Astronomia Através da Janela] Primavera com Ocultação Polêmica

[Sidereus Nuncius] Expedição: Meteoritos de Santa Filomena – PE
22/08/2020
Ciclo de Seminários Virtuais do OV/UFRJ
10/09/2020

 

Ainda não se arriscou na janela durante esse período de reclusão? Então deixe o mês de setembro te conquistar e despertar o seu interesse pela observação do céu noturno. Haverá diversos acontecimentos especiais envolvendo os planetas visíveis a olho nu neste início da primavera. Setembro vai lhe encantar, pois as constelações do inverno, como Escorpião e Sagitário, ainda estão bem visíveis no começo da noite, porém Touro e Órion, que são constelações típicas do verão, começam a aparecer depois da meia-noite, a leste.

Confira aqui os principais eventos astronômicos que irão acontecer no mês de setembro de 2020.

O Observatório do Valongo convida todos a fotografar os eventos astronômicos através de suas janelas e enviar pra gente (email extensao@astro.ufrj.br). Iremos publicar as fotografias aqui no site. Acompanhe os destaques do mê

 

Ocultação Polêmica de Marte

No dia 05 será possível observar a conjunção entre Marte e a Lua. Ambos os astros nascem por volta de 21h na constelação de Peixes. Os dois poderão ser facilmente encontrados no céu, mesmo que você não saiba localizar a constelação, pois a Lua estará crescente com 90% de sua superfície iluminada e o planeta Marte pode ser reconhecido facilmente por sua coloração avermelhada. Chance de Acerto: 100%. Os brasileiros da região Sul do país poderão observar com clareza a ocultação do planeta pelo nosso satélite Natural entre 00h10 (do dia 06) e 01h45. Já os observadores na latitude do Rio de Janeiro e nas demais regiões do país, poderão observar o que chamamos de ocultação rasante do planeta Marte pela Lua por volta de 00:10. A olho nu, muitos cariocas poderão achar que o planeta foi ocultado pelo satélite natural, porém aqueles que tiverem um telescópio ou par de binóculos poderão conferir que a Lua se aproxima, “toca” visualmente o planeta vermelho e, segue seu caminho, voltando a se afastar de Marte. Os brasileiros de Fortaleza, mesmo a olho nu, poderão observar a ocultação rasante.

O Oitavo Planeta

Netuno estará em oposição no dia 11. Isso significa que o planeta estará situado precisamente do lado oposto ao Sol, quando visto por um observador na Terra. Esta é a melhor época para enxergar o planeta, que deve ser observado com o auxílio de um simples telescópio ou com um par de binóculos, em uma localidade afastada dos centros urbanos, com baixa poluição luminosa. Aqueles que tiverem os equipamentos e estiverem longe das capitais poderão tentar encontrar o oitavo planeta em distância ao Sol. Apesar de um pouco desafiador para amadores, por volta de 20h olhando na direção leste, abaixo da constelação de Aquário, procure-o ao lado da estrela Phi Aquarii.

Lua e Vênus ao Amanhecer

A semana começa com a conjunção entre a Lua e o planeta Vênus, no dia 14. Os dois astros nascem muito próximos, à leste, na constelação de Câncer. Por volta de 05h os dois estarão visíveis e poderão ser observados a olho nu, logo antes do amanhecer. A Lua estará em sua fase minguante, com apenas 12% de toda sua superfície iluminada. Tente ser rápido para localizá-los, pois o Sol irá nascer por volta de 05h50 e rapidamente não será mais possível enxergar o planeta. Aqueles que tiverem um telescópio ou par de binóculos podem procurar, na mesma altura de Vênus e bem próximo ao planeta, porém um pouco deslocado na direção norte, o aglomerado Presépio (M44). É um dos aglomerados estelares abertos mais próximos do Sistema Solar, e contém uma população estelar maior que a maioria dos aglomerados próximos.

Lua e Mercúrio no Crepúsculo Vespertino

Na sexta-feira, dia 18, por volta das 18h, aqueles que tiverem uma visão livre no baixo horizonte na direção oeste poderão observar um breve – porém, belo – encontro da Lua com o planeta Mercúrio. Deve-se acompanhar o pôr do sol e ambos os astros estarão logo acima do ponto de ocaso do Sol, na constelação de Virgem. O planeta Mercúrio apesar de difícil de ser observado devido à sua proximidade do o Sol, poderá ser visto a olho nu, com a Lua em conjunção. Nosso satélite estará crescente, com apenas 2% de sua superfície iluminada – bem fininha. Portanto, procure observá-los longe dos centros urbanos. O evento será breve, pois, por volta de 18h45, ambos os astros estarão se pondo no horizonte.

Sol do Início da Primavera

No dia 22 às 10h30, ocorre o equinócio de primavera, data que inicia a primavera no Hemisfério Sul. Esse é um dia especial em que é possível perceber que a parte clara do dia tem a mesma duração que a parte escura. A partir dessa data poderemos perceber gradativamente que a parte clara dos dias ficará cada vez mais longa, até o começo do verão, no dia 21/12.

Alinhamento: Júpiter, Lua e Saturno

Os três astros formarão, logo após o pôr do Sol, acima do ponto cardeal leste, um alinhamento celeste na constelação de Sagitário, por 3 dias. Não há como errar! No dia 23 já será possível observar os três corpos celestes na mesma constelação. No dia 24, os planetas gigantes serão os pontos mais brilhantes próximos à Lua, que estará quase em sua fase crescente, com um pouco mais de 50% de sua superfície iluminada. Os três astros seguem juntos por toda a noite, sendo que no dia 24, Júpiter será o planeta mais próximo de nosso satélite natural e, no dia seguinte, Saturno será o mais próximo. Essa é uma identificação bem simples, até mesmo para os iniciantes, e não requer o auxílio de nenhum equipamento. Porém, aqueles que tiverem disponível um telescópio ou um par de binóculos podem observar, novamente, Júpiter e Saturno, e aproveitar para também observar a superfície da Lua, que estará numa fase favorável para se contemplar as crateras e mares de sua superfície.

 

Constelações de destaque no céu de setembro: Escorpião, Sagitário, Touro, Órion, Centaurus, Cruzeiro do Sul, Aquário, Peixes, Lira e Cisne

 

 

 

 

 

 

Assista o Episódio com Dicas do Céu de Setembro aqui: