[Astronomia Através da Janela] Setembro com Noites de Vênus

VII Curso de Extensão Introdução à Astronomia – 08 a 29 de setembro de 2021 – VAGAS ESGOTADAS
22/08/2021
[Astronomia Através da Janela] Outubro: vão Chover Meteoros
04/10/2021

[Astronomia Através da Janela] 

Setembro com Noites de Vênus!

 

As noites de setembro serão marcadas pela presença de Vênus. O planeta será o corpo mais brilhante durante a noite, depois da Lua, logicamente. Será possível observá-lo na mesma direção do pôr do sol, assim que o céu começar a escurecer,  razoavelmente alto no horizonte. Esse mês também é marcado pelo início da primavera no dia 22 e vários outros encontros celestes. 

Convidamos também a todos, a fotografar esses eventos e enviá-los pra gente por e-mail ou através do formulário eletrônico.

Publicaremos suas fotografias aqui no site e nas redes sociais. Participe!

https://ov.ufrj.br/astronomia-atrav…bro-noites-venus/

Imagem de Adriano de Oliveira.

Agora, fique de olho nos destaques do mês:

 

Encontro entre Vênus e a estrela Spica no começo da noite

No dia 05 de Setembro, teremos um belíssimo encontro na constelação de Virgem. Olhando na direção oeste, logo após o pôr do sol, será possível ver a estrela Spica, a mais brilhante da constelação de Virgem, bem próxima ao planeta Vênus. Poderemos presenciar o breve encontro do nosso planeta vizinho com esta estrela durante o início da noite, que não irá durar muito tempo, uma vez que após às 20h30 essa conjunção já estará abaixo da linha do horizonte, não sendo mais visível para nós.
A estrela Spica a olho nu parece uma única estrela no céu, mas na realidade é uma estrela binária, que se encontra a uma distância de 250 anos-luz da Terra!. 

 

Conjunção entre a Lua e Mercúrio / Lua e Vênus

 

Nos dias 8 e 9 a Lua, que estará no início de sua fase crescente, estará de passagem pela constelação de Virgem, local de encontro entre belíssimos astros no céu. Dois “encontros estão marcados” na direção oeste. Amanhã, dia 8 de setembro, teremos a conjunção entre a Lua e o planeta Mercúrio, o planeta mais próximo do Sol do nosso Sistema Solar. Esse encontro será breve e poderá ser acompanhado até por volta de 19h.

 

no dia 9 de setembro, o encontro da Lua será com o planeta Vênus, ocorrendo portanto uma conjunção entre os dois astros mais brilhantes do nosso céu noturno, mesmo com o brilho sutil de apenas 8% da face da  Lua iluminada. Esse encontro poderá ser observado até por volta de 20h.

 

 

X e V Lunar

Você sabia que é possível observar os algarismos romanos “L”, “X” e “V” na superfície da Lua (equivalente ao número 65)? Tratam-se de dois padrões ópticos bastante interessantes, criados por uma combinação bem peculiar de sombras e luzes, visível por quatro horas logo no início da fase crescente da Lua. Portanto é um fenômeno raro que pode ser visto poucas vezes ao ano e no dia 13 teremos as melhores condições no ano de 2021 para tentar observar. A Lua estará praticamente com 50% de sua face iluminada, praticamente na parte mais alta do céu (zênite), colado na constelação de Escorpião, e o horário ideal para observar o fenômeno é às 18h56.

Esse fenômeno é um ótimo exemplo de pareidolia, que é a tendência da mente humana de discernir objetos familiares ao observar padrões aleatórios. Em outras palavras, pareidolia é quando vemos a imagem de algo em vez do que realmente está lá. O padrão em forma de “X” é criado quando a luz do Sol passa entre as bordas das crateras La Caille, Blanchinus e Purbach. Enquanto o padrão “V” é criado quando o Sol atinge o topo da cratera Ukert e as encostas vizinhas. Por fim, o “L” lunar é formado por algumas montanhas entre os grupos de crateras Zach e Deluc. Para observar essas letras você vai precisar de um telescópio de pequeno porte  ou binóculos de aumento superior a 10 vezes.

 

Conjunção entre Lua e Saturno / Lua e Júpiter

Nos dias 16 e 17, é a vez da Lua se encontrar com os gigantes do Sistema Solar, que estão em um ótimo momento para serem observados! Ao olhar para leste, no início da noite do dia 16, será possível observar a conjunção entre o planeta Saturno e a Lua, na constelação de Capricórnio. Essa conjunção será visível durante boa parte da madrugada (até aproximadamente 3h do dia 17, quando a Lua irá se pôr, na direção oeste).

 

Já na noite do dia 17, logo após o pôr do sol, será possível ver a conjunção da Lua com o maior planeta do nosso Sistema Solar! O encontro entre o nosso satélite e Júpiter também poderá ser visto ao olhar para leste durante o início da noite, e caso tenha um telescópio ou binóculos , com bom poder de ampliação, será possível observar as Luas de Júpiter e os Anéis de Saturno  fazendo parte destes incríveis encontros!

Não se esqueça de registrar essas conjunções e nos enviar sua foto! 

 

Início da primavera no hemisfério Sul (equinócio da primavera) às 16h 21min

No dia 22 de setembro, às 16:21, é o dia que podemos dizer “até logo” para o inverno, pois se inicia a primavera no hemisfério Sul! Essa data é chamada de equinócio da primavera, e podemos observar que hoje a duração do dia será exatamente igual à duração da noite. A partir dessa data poderemos perceber que, aos poucos, a parte clara dos dias ficará cada vez mais longa, até o começo do verão, em dezembro. Enquanto no hemisfério Sul comemoramos o equinócio da primavera, no hemisfério Norte se comemora o equinócio  do outono! 

 

Tentar encontrar as constelações no céu é um barato!

Constelações de destaqueEscorpião, Sagitário, Coroa Austral, Capricórnio, Perseu, Lyra e Centauro estarão em destaque.

 

Assista o Episódio de Dicas do Céu de Setembro de 2021 aqui:

#Valongo #Astronomia #UFRJ #Science #Astro #UniversidadePublica #AstroAtravesDaJanela #DesligueAsLuzes