ASTRONOMIA ATRAVÉS DA JANELA

CICLO DE PALESTRAS ASTRONOMIA PARA POETAS 2020 – CONFIRA O CALENDÁRIO DE PALESTRAS
10/02/2020
ASTRONOMIA ATRAVÉS DA JANELA > NÃO PERCA O CÉU DE ABRIL
03/04/2020

ASTRONOMIA ATRAVÉS ATRAVÉS DA JANELA

 

Que tal aproveitar o período em casa para começar a conhecer o Universo? Ao abrir sua janela para uma noite clara, você poderá se encantar com a Lua, planetas, estrelas, constelações e muito mais. A olho nu ou mesmo com o uso de um simples binóculo é possível descobrir muita coisa legal. Nesse período, indicaremos aqui, semanalmente, as melhores dicas para observação dos astros para você curtir da janela da sua casa ou do seu apartamento. Publicaremos também matérias sobre curiosidades, descobertas e fatos históricos. Praticar Astronomia da janela é uma forma muito prazerosa de aprender sobre ciência, aguçar a curiosidade e descobrir algo novo. Experimente.

 

Queremos também a sua participação nesse projeto. Você ja fez alguma foto da Lua, de uma estrela, constelação, planeta ou de algum fenômeno astronômico? Esse tipo de fotografia é um barato, pois permite revelar detalhes do céu que passam despercebidos aos olhos das pessoas.Nesse período em que todos  estão em suas residências e o céu noturno está mais belo com a reduzida poluição atmosférica, não perca a chance de fazer
uma imagem astronômica legal da janela de sua casa ou apartamento e enviar para a gente (email extensao@astro.ufrj.br). Pode ser
com câmera profissional ou mesmo com telefones celulares. Iremos avaliar e sua foto poderá ser publicada aqui, em nosso site oficial e em nossos canais de comunicação nas redes sociais. Participe.

 

Explore toda a magia do Cosmo de sua residência e caso tenha dúvidas sobre questões relacionadas à Astronomia, escreva para os astrônomos do Observatório do Valongo através do email extensao@astro.ufrj.br. Teremos o maior prazer em lhe responder. Aproveite também para conhecer nosso recém criado canal no Youtube TValongo e nossos perfis no Facebook, Twitter e Instagram.

 

IMPORTANTE: O Observatório do Valongo da UFRJ está com suas atividades presenciais suspensas devido a pandemia de COVID-19. Entretanto, nossos astrônomos estão ativos em regime de quarentena, seja preparando cursos, aulas, materiais didáticos, trabalhando em projetos de pesquisa e extensão, fazendo divulgação de Astronomia ou atendendo ao público através de nossas redes sociais e outros canais de comunicação.