[Astronomia Através da Janela] Encontros Planetários em Abril

[Astronomia Através da Janela] Março com Capricórnio em Destaque
03/03/2022
O OBSERVATÓRIO DO VALONGO ESTÁ DE VOLTA – AGENDE SUA VISITA!
24/04/2022

[Astronomia Através da Janela] 

Encontros Planetários em Abril

 

O mês de abril reserva para os amantes do céu noturno uma oportunidade ímpar de contemplar diversos encontros planetários que podem ser acompanhados tanto a olho nu, como telescópios ou binóculos. Não perca nenhum dos fenômenos desse mês, que serão fáceis de ser acompanhados.

 

Convidamos também a todos, a fotografar esses eventos e enviá-los pra gente por e-mail ou através do formulário eletrônico.

 

Publicaremos suas fotografias aqui no site e nas redes sociais. Participe!

 

Imagem de Sofia Fonseca

 

Agora, fique de olho nos destaques do mês:

 

 

Encontro Lua com o Aglomerado Estelar Plêiades

No começo da noite do dia 04, por volta das 18h10 (horário de Brasília), veremos, na direção do pôr-do-Sol, o encontro da Lua com as Plêiades. Esse aglomerado é composto por estrelas irmãs, na constelação do Touro. Elas são irmãs porque nasceram da mesma nuvem de gás. Incrível oportunidade de vê-las junto da Lua, que estará apenas com 10% de sua face iluminada. Tente observar ao menos 5 estrelas, bem juntas, nesta região. Na realidade, o agrupamento é formado por centenas de estrelas, mantidas juntas por sua força gravitacional.  

 

Encontro Marte e Saturno

Marte e Saturno estarão lado-a-lado no céu no dia 05. Aproveite a chance para observar o planeta vermelho e o senhor dos anéis, por volta das 2h30 da manhã (horário de Brasília), na direção leste, próximo ao horizonte, na constelação de Capricórnio. Os dois planetas estarão muito próximos no céu, com uma separação de apenas 19’ (dezenove minutos de arco). Lembrando que trata-se de uma distância aparente no céu, uma vez que os planetas estão, de fato, muito distantes um do outro. A conjunção será visível até o amanhecer, por volta das 5h30 da manhã. Aqueles que possuírem telescópios simples ou binóculos podem aproveitar para observar os belos anéis do gigante Saturno.

 

Júpiter, Vênus, Marte e Saturno alinhados

No dia 17, teremos a possibilidade de observar uma bela configuração celeste. A partir das 02h (horário de Brasília) veremos nascer no horizonte leste uma sequência de planetas “alinhados”. São 4 dos 5 planetas visíveis a olho nu. Estarão alinhados Saturno, nascendo às 02h, Marte às 02h20, Vênus partindo das 03h20 e Júpiter, que veremos a partir das 04h. O belo alinhamento poderá ser visto até o amanhecer. Preparem suas câmeras pois é uma configuração imperdível.

 

Chuva de Meteoros Liridas

Próximo das 00h (horário de Brasília) até o amanhecer do dia 22 você poderá observar a chuva de meteoros Lirídas, na direção da constelação de Lira, nascendo no nordeste e se pondo no noroeste. Atenção à  direção do céu observada, pois embora a chuva tenha origem na constelação de Lira, os meteoros podem ser observados em toda a região ao redor da constelação, não somente próximo a ela. São esperados aproximadamente 15 meteoros por hora. Busque locais com pouca iluminação e aproveite o espetáculo. A Lua, com 60% de sua face iluminada, pode dificultar um pouco a observação, mas não desanime.

 

Vários Encontros da Lua

Começando no dia 25, teremos vários encontros da Lua com planetas alinhados no horizonte leste. No dia 25, às 02h20 (horário de Brasília), poderemos ver o encontro da Lua com o planeta Saturno, entre as constelações de Capricórnio e Aquário. No dia 26, partindo das 03h, veremos Lua e Marte, na constelação de Aquário. Para fechar com chave de ouro estas reuniões, um encontro triplo entre a Lua, Júpiter e Vênus, na constelação de Peixes, no dia 27 a partir de 03h30. Observe a Lua durante esses três dias e perceba  sua dança com os planetas. Ela estará na fase minguante, com cerca de 28% de sua face iluminada no dia 25, até que no dia 27 estará com um fino minguante de apenas 10% de sua face iluminada.

 

Conjunção Vênus e Júpiter

A incrível conjunção entre os planetas Vênus e Júpiter, ocorre no último dia do mês, dia 30. Os dois planetas estarão muito próximos no céu, como dois “faróis” muito brilhantes no céu noturno! Por volta das 3h30 da manhã (horário de Brasília) os dois planetas nascem na direção leste, na constelação de Peixes, e formarão o par até o amanhecer, por volta das 5h40 da manhã. Imperdível!

 

Constelações de destaque: Gêmeos, Touro, Leão, Virgem, Lira, Cruzeiro do Sul e Centauro

 

Assista o Episódio de Dicas do Céu de Abril de 2022 aqui:

#Valongo #Astronomia #UFRJ #Astro #UniversidadePublica #AstroAtravesDaJanela #DesligueAsLuzes