Curso A Busca por Exoplanetas Habitáveis

Curso A Busca por Exoplanetas Habitáveis

February 1 @ 10:00 - February 15 @ 23:30

Livre

Vem aí mais um curso de extensão do Observatório do Valongo e ele promete responder uma das perguntas do momento:

Existem outros planetas como a Terra no Universo?

Esta pergunta parece tema de filmes e séries de ficção científica, mas vem ganhando respostas cada vez mais concretas com os avanços recentes da Astrobiologia. Hoje, conhecemos mais de 4.200 exoplanetas e pesquisas recentes mostram que centenas de bilhões podem existir na Via Láctea. Mas quantos deles são adequados para a vida como conhecemos? E como podemos encontrar possíveis seres vivos nestes planetas? Neste curso, o professor Dr. Luan Ghezzi irá discutir os principais métodos de detecção de exoplanetas, como determinamos as suas propriedades e as utilizamos para avaliar se eles são potencialmente habitáveis e quais seriam as possíveis bioassinaturas que poderíamos observar em suas atmosferas.

INSCRIÇÕES AQUI DIA 01 DE FEVEREIRO

O curso será aberto ao público, inteiramente gratuito, com aulas gravadas na modalidade EAD, exercícios e uma aula extra on line com o professor no dia 10 de fevereiro de 2022, 19h (obrigatória para recebimento do certificado).

Embora não haja pré-requisito, aconselhamos que o interessado tenha, no mínimo, concluído o ensino fundamental para que possa acompanhar o curso. O aluno poderá realizar as aulas entre os dias 01 a 15 de fevereiro de 2022.

Não perca essa chance e participe com a gente sem sair de casa. Esperamos por sua participação!

Cronograma do Curso

Módulo 1 – “O que são Exoplanetas?”

Módulo 2 – “Procurando Exoplanetas”

Módulo 3 – “Métodos de Detecção de Exoplanetas”

Módulo 4 – “Caracterização de Exoplanetas”

Módulo 5 – “Quantos são Habitáveis – parte 1”