IV Curso de Astrofotografia

Livre

IV Curso de Extensão de INTRODUÇÃO À ASTROFOTOGRAFIA

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Você já deve ter olhado aquela Lua Cheia incrível no céu e ter tido a vontade de fotografá-la, não é mesmo? Que tal começar a dar os primeiros passos na arte de fotografar os astros? A fotografia astronômica é uma paixão para muitas pessoas e também uma porta de entrada para o primeiro aprendizado na Astronomia, a mais cativante de todas as ciências.

Neste curso introdutório à Astrofotografia do Observatório do Valongo da UFRJ, ministrado pelo astrofotógrafo Igor Borgo, apresentaremos os principais conceitos e técnicas usadas na captura de imagens de objetos astronômicos. O foco do curso será o uso de câmeras comuns que possuam controle de exposição manual, incluindo câmeras de telefones celulares.

Se você está começando agora neste hobby ou tem interesse em se tornar um fotógrafo do Universo, aproveite. O Curso será gratuito, 100% online e ocorrerá nos dias 08, 10, 13, 15 e 17 de dezembro de 2021, às 20h, totalizando 5 aulas.

As inscrições estarão ativas aqui, neste link, a partir do dia 29 de novembro de 2021, às 12h (meio dia, horário de Brasília). Vagas limitadas.

Conteúdo do curso

1. Fotografia e Astrofotografia
  2. Breve história da Astrofotografia
  3. A luz e os filtros
  4. Detectores de luz
  5. Formação da imagem
  6. Conceitos de fotografia
  7. Sinal de ruído
  8. Calibração da imagem
  9. Conceitos úteis de Astronomia
  10. Poluição luminosa
  11. Equipamento e software
  12. Técnicas de captura
  13. Roteiro básico
  14. Análise de astrofotografias
  15. Exemplo de processamento

Entre em contato conosco para maiores informações.

08/12/2021 @ 20:00
Final: