[Astronomia Através da Janela] Fevereiro Crepuscular!

INSCRIÇÃO ENCERRADA – A Busca por Exoplanetas Habitáveis
01/02/2022
[Astronomia Através da Janela] Março com Capricórnio em Destaque
03/03/2022

[Astronomia Através da Janela] 

Fevereiro Crepuscular

 

Você que gosta de acompanhar os fenômenos celestes mas tem grande dificuldade de se manter acordado noite adentro, fevereiro é a sua oportunidade! Muitos desses fenômenos acontecerão momentos antes do Sol nascer e após ele se pôr. Aproveite e não perca nenhum deles!

 

Convidamos também a todos, a fotografar esses eventos e enviá-los pra gente por e-mail ou através do formulário eletrônico.

 

Publicaremos suas fotografias aqui no site e nas redes sociais. Participe!

 

Imagem de Sofia Fonseca e Jorge Oliveira

 

Agora, fique de olho nos destaques do mês:

 

 

Encontro Lua e Júpiter

No final da tarde do dia 02, Lua e Júpiter estarão lado a lado no céu. Por volta das 18h50 (horário de Brasília), atente-se  na direção oeste. Logo após o pôr do Sol, será possível observar a Lua e o planeta Júpiter já quase no horizonte. A Lua estará na sua fase crescente com apenas 2% de sua superfície iluminada, de modo que veremos apenas um filete de seu perfil. Importante notar que o evento é breve, pois rapidamente os dois astros se porão (perto das 19h50), e que você precisará de um horizonte livre para observação. Portanto, se prepare, não deixe para mais tarde!

 

 

Cometa Borrelly

No começo da noite do dia 02, também será possível acompanhar a visita do cometa 19P/Borrelly. Esse cometa estará no seu ponto mais próximo do Sol, facilitando um pouco a sua observação. Mas não se deixe enganar: este é um desafio. Portanto, esteja em um local de céu muito escuro, prepare seus equipamentos astronômicos, telescópio ou binóculo, para ver o visitante. A partir das 19h30 (horário de Brasília)e olhe para a constelação de Peixes (utilize uma carta estelar para localizar o astro). O cometa irá aparecer como uma tênue mancha de cor acinzentada… e será visto no céu até às 21h20 (horário de Brasília).

 

Vênus em Brilho Máximo

Prepare-se para acordar cedinho, no dia 07, pois Vênus estará com seu brilho máximo no céu a partir das 3h20 (horário de Brasília) da manhã e será o astro mais brilhante da madrugada! Será possível observar o planeta até antes do  nascer do Sol, por volta das 5h20. Se você possui um telescópio, é uma boa oportunidade para tentar fazer uma imagem da fase crescente de Vênus! Por ser um planeta interno (localizado entre a órbita da Terra e o Sol), Vênus apresenta fases como as da Lua.

 

 

Chuva de Meteoros Alfa-Centaurídeas

No dia 08, teremos a chuva de meteoros a Alpha-Centaurideas. Ela tem esse nome porque seu radiante, o lugar no céu de onde os meteoros parecem surgir, é a estrela Alpha Centauri. Para encontrar essa estrela, basta olhar na direção do Cruzeiro do Sul. Ela é uma das estrelas brilhantes ao lado dele. Mas leve em consideração essas dicas: apesar de terem um radiante em Centauro, os meteoros podem ser vistos atravessando uma grande porção do céu, e procure locais escuros, longe da cidade. Será possível observar o radiante a partir das 21h20 (horário de Brasília).

Boas observações!

 

 Encontro de Vênus e Marte

Logo no meio da madrugada, do dia 12, às 3h20 a (horário de Brasília), você poderá observar os planetas Vênus e Marte formando um belo par na direção leste, uma conjunção planetária. O evento pode ser observado até o nascer do Sol, por volta das 5h10.

Prepare os olhos e as câmeras!

 

 

Mercúrio em Máxima Elongação à Leste

No dia 16, Mercúrio estará em sua máxima elongação. E o que isso significa?

Significa que Mercúrio estará em seu maior afastamento do Sol e que será o melhor dia para observar ! o planeta mais rápido do Sistema Solar. Na madrugada, por volta das 04h (horário de Brasília), olhe para leste. Será um ótimo dia para observar planetas, pois Vênus e Marte também estarão na mesma direção.

 

 

Encontro Matutino: Mercúrio, Vênus, Lua, Marte e Saturno

Carnaval no céu!

Dias 27 e 28 de fevereiro teremos quatro planetas e a Lua na mesma região do céu! Por volta das 3h da madrugada (horário de Brasília) você poderá já observar a Lua, em sua fase minguante com 13% de sua superfície iluminada, Marte e Vênus no horizonte leste. Esperando um pouquinho até às 4h50 da manhã, na mesma direção, você também verá surgir Mercúrio, próximo de sua máxima elongação, e Saturno.

O carnaval vai até o Sol raiar, próximo das 5h30 da manhã.

 

Constelações de destaque: Sagitário, Touro, Leão, Órion, Gêmeos, Pégaso, Cão Maior, estarão em destaque.

 

Assista o Episódio de Dicas do Céu de Fevereiro de 2022 aqui:

#Valongo #Astronomia #UFRJ #Astro #UniversidadePublica #AstroAtravesDaJanela #DesligueAsLuzes