A Grande Conjunção 2020

Eclipse Solar Parcial
13/12/2020
Vagas Encerradas – Curso de Astrofotografia
21/12/2020

A Grande Conjunção – 2020

Júpiter e Saturno são dois gigantes gasosos e os maiores planetas do nosso Sistema Solar. Vistos da Terra a olho nu, os planetas se assemelham a estrelas: Júpiter muito brilhante (mais que a maioria das estrelas) e Saturno um pouco mais fraco. Esses dois astros têm proporcionado fenômenos belíssimos ao longo do último semestre, pois estão se aproximando visualmente no céu. Mas, neste mês de dezembro, teremos um espetáculo à parte. E se te contarmos que no dia 21 os dois irão parecer um único ponto luminoso no céu, você acreditaria?

Acompanhe no céu, na direção oeste, logo após o pôr do Sol, por volta das 19h, entre as constelações Capricórnio e Sagitário. A partir do dia 10 de dezembro Júpiter e Saturno estarão muito próximos um do outro. Nos dias que se seguem os dois irão “se fundir” cada vez mais num único ponto luminoso, culminando na aproximação máxima no dia 21 de dezembro. Neste dia será difícil diferenciar os dois planetas a olho nu, pois estarão muito próximos. 

Logicamente, não irá ocorrer uma aproximação física entre os planetas, apenas um alinhamento raro da representação deles no nosso céu, do ponto de vista do observador na Terra. A aproximação é tanta que, caso você possua um telescópio, no dia 21 será possível observar os dois planetas no mesmo campo de visão. Preparem-se! A conjunção acontecerá próxima ao horizonte oeste, então recomendamos que você busque um lugar alto e com o horizonte isento de montanhas, vegetação ou edifícios. Será imperdível! Quem perder, deverá esperar até 2040 para ver novamente esta conjunção.

Clique Aqui para mais dicas do mês.

 

Texto: Marco Aurelio Laversveiler Paiva

#Valongo #Astronomia #UFRJ #Science #Astro #UniversidadePublica #AstroAtravesDaJanela #DesligueAsLuzes #grandeconjuncao