José Augusto, carinhosamente conhecido como Zé, ingressou como aluno do Observatório do Valongo em 1965 e foi o quinto aluno formado pelo nosso curso, em 1968. Neste mesmo ano ele foi contratado como professor auxiliar do Departamento de Astronomia. Como professor e pesquisador, atuava principalmente na área de Estrutura Galáctica e Estatística Estelar, até sua aposentadoria em 1995.
Ele foi orientador do Projeto Final de 24 alunos e teve grande influência no trabalho de outros. Seus cursos eram famosos pelo grau de profundidade e dificuldade. Foi o único pesquisador da América Latina a ter um projeto aceito na Missão HIPPARCOS da ESA. Já estava aposentado quando esses dados chegaram em primeira mão ao Valongo em 1996.
Mesmo após a aposentadoria, seguiu apoiando o instituto, muito discretamente — normalmente durante a noite e madrugada –, dando suporte de informática a vários professores, do OV e também do Museu Nacional, bem como às máquinas que serviam a todo o Instituto, até os idos de 2004, e mesmo depois de forma menos frequente.
José Augusto Buarque de Nazareth, em 1970, durante uma observação de ocultações rasantes pela Lua, na cidade de Pirapora, MG.
Vale destacar que o Prof. José Augusto chegou a publicar em 1978 um artigo no The Publications of the Astronomical Society of the Pacific, acerca de ocultações de três satélites galileanos pela Lua, observada em 1977 com o telescópio Coudé instalado em nosso campus no Rio de Janeiro.
José Augusto deixa uma filha. À família e amigos, expressamos nossas profundas condolências e lembranças do importante papel que José Augusto teve nossa instituição e na vida de tantos jovens estudantes de Astronomia.