Medalha Comemorativa Colecionável: 140 anos OV

07/12/2021
[Astronomia Através da Janela] Participação do Público com incríveis Imagens
01/01/2022

A Casa da Moeda prepara uma novidade “astronômica” para você.

Na próxima quarta-feira, dia 08, será lançada a medalha em comemoração aos 140 Anos do Observatório do Valongo, uma unidade acadêmica do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza da Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ.

O Observatório foi fundado em 5 de julho de 1881, por Manoel Pereira Reis, no Morro do Santo Antônio, no centro da cidade do Rio de Janeiro, então capital do Império, com a função principal de prover as aulas práticas de Astronomia e Geodésia dos alunos da Escola Polythécnica e dos aspirantes da Escola da Marinha. Essa função de instituição voltada para ensino da Astronomia veio a ser a principal característica do Observatório, e que o acompanha até os dias atuais.

Na década de 1920, o Observatório foi transferido para o Morro da Conceição. Em sua nova localização, foi nomeado, inicialmente, como Observatório do Morro do Valongo, pois no terreno para onde foi transferido, havia a Chácara do Valongo

Em 2008, o Observatório comemorou os 50 anos da criação do curso de graduação em Astronomia. E agora, em 2021, completa seus 140 anos, tendo formado mais de 200 astrônomos.

Corra e garanta já a sua!

#clubedamedalhadobrasil #numismatica#colecionismo #observatóriodovalongoufrj#observatoriodovalongo #cursodeastronomia#astronomia #ciencias #ufrj