O SUCESSO DAS ATIVIDADES PÚBLICAS DO OBSERVATÓRIO DO VALONGO EM 2019

CALENDÁRIO DAS EFEMÉRIDES ASTRONÔMICAS 2020
13/01/2020

O SUCESSO DAS ATIVIDADES PÚBLICAS DO OBSERVATÓRIO DO VALONGO EM 2019

No ano de 2019, o Observatório do Valongo da UFRJ aumentou a oferta de atividades oferecidas à sociedade, tendo sucesso de público em diversos projetos, eventos e cursos de extensão realizados. Mesmo com o agravamento dos problemas estruturais e financeiros da instituição, aproximadamente mil e setecentas pessoas passaram pelo campus e puderam prestigiar nossas atividades de ensino e divulgação de Astronomia.

Além das sessões de visita guiada e observação solar durante o período diurno e das sessões de observação dos astros com telescópios às quartas-feiras, idealizamos e oferecemos o Sábado Astronômico, que ocorreu em seis edições ao longo do ano. Nesse evento, realizamos palestras, oficinas, visitação às cúpulas dos telescópios históricos e observação noturnas dos astros. Os eventos astronômicos específicos e comemorações históricas também estiveram em nossa pauta, como a Semana dos Planetas Gigantes, o Trânsito de Mercúrio, as comemorações dos 50 anos do homem na Lua e dos 100 anos do eclipse solar de Sobral.

Além do projeto de Visitação Pública Observatório do Valongo de Portas Abertas (que já atendeu a quase cinco mil pessoas desde sua criação em 2015) e do Ciclo de Palestras Astronomia para Poetas, os projetos Capoeira Angola do Observatório do Valongo e Universo Acessível  levaram ciência, educação e cultura para além das atividades acadêmicas universitárias, contribuindo decisivamente para as ações de cidadania, compartilhamento de ideias e saberes e estabelecendo importante compromisso social.

O projeto Série de cursos e livres em Astronomia do Observatório do Valongo também estendeu sua oferta e quase duzentas pessoas participaram dos cursos Introdução à Astronomia (2 edições), Astrobiologia – a busca de vida no Universo, Astroquímica, Cosmologia & Galáxias, Introdução à Astrofotografia e As Constelações.  No final do ano inauguramos o painel Urânia (musa da Astronomia), a partir da contribuição voluntária de inúmeras pessoas.

O Observatório do Valongo recebeu escolas, grupos turísticos e participações de outros profissionais da UFRJ em suas atividades. Além disso, participou também de atividades externas em extensão e divulgação científica, estabelecendo parcerias e cativando crianças, jovens e adultos com a magia da Astronomia.

Para 2020, estamos planejando novas ações, eventos e cursos com intuito de estreitar ainda mais a relação universidade-sociedade. Em breve, divulgaremos, aqui, um cronograma prévio do que pretendemos oferecer, contando sempre com a presença do público que nos aclamou em 2019 e esperando aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de nos conhecer.

Em 2020, venha conhecer o Observatório do Valongo!

Maiores informações:

tel. (21) 2263-0685, ramal 236

mello@astro.ufrj.br

Equipe atual do projeto Observatório do Valongo de Portas Abertas:

Coordenador: Dr. Daniel Mello

graduandos: Jonatã Arcas, Marco Laversveiler, Luciana Socal, Débora Machado e Eric Freitas Abreu

voluntários: Marcelo Menezes e Manoel Pacífico.