Observatório do Valongo 140 anos – lançamento do logotipo comemorativo

[Astronomia Através da Janela] Olá Mercúrio
30/12/2020
[Astronomia Através da Janela] Fevereiro Crepuscular!
01/02/2021

OBSERVATÓRIO DO VALONGO 140 ANOS – LANÇAMENTO DO LOGOTIPO COMEMORATIVO

No dia 5 de julho de 1881, era fundado na cidade do Rio de Janeiro o segundo mais antigo observatório astronômico ainda em atividade do Brasil, o Observatório do Valongo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (OV/UFRJ). Em sua longa trajetória, o OV tornou-se referência em pesquisa, extensão, divulgação da ciência e principalmente no ensino da Astronomia no Brasil, tendo sido por quase 50 anos, a única instituição a graduar astrônomos em nosso país.

Para darmos partida à série de comemorações que ocorrerão ao longo deste ano, lançamos aqui O logotipo comemorativo dos 140 anos do Observatório do Valongo. Apesar do momento ainda conturbado, nos mostramos esperançosos de que possamos também, muito em breve,  abrirmos novamente nossas portas para compartilhar com todos, os festejos deste ano tão especial não somente para nós, mas para toda a Astronomia brasileira.

Arte e design: Bianca Mello – Bolsista de extensão do projeto Universo Acessível (Observatório do Valongo) e Graduanda do curso de Comunicação Visual e Design da Escola de Belas Artes da UFRJ.