Os Paparazzis do Universo – Live especial sobre Astrofotografia

[Astronomia Através da Janela] O Céu de Dezembro está em Festa
01/12/2020
Chuva de Meteoros Gemínidas
13/12/2020

OS PAPARAZZIS DO UNIVERSO – live especial sobre Astrofotografia – 09/12/2020 às 19h

 

Se você é fã e adepto da fotografia celeste, marque essa data na sua agenda: 09 de dezembro de 2020. O Observatório do Valongo da UFRJ irá reunir três feras do ramo para um bate-papo especial sobre Astrofotografia, essa paixão que faz a união entre a fotografia e a ciência que estuda o Universo.

 

Pra conversar com a gente e mostrar um pouco dos seus trabalhos, os mestres Rafael Compassi, Conrado Serodio e Carlos “Kiko” Fairbairn, que além de mostrarem incríveis imagens, irão discutir como a Astrofotografia contribui para o ensino e a divulgação da Astronomia. Um encontro histórico para a fotografia astronômica brasileira!

 

A live irá ao ar na TV Valongo, canal do Observatório do Valongo no Youtube, às 19h. Não dá pra perder! Venha com a gente e torne-se também um paparazzi do Universo!

 

Acesse ao vivo em: https://www.youtube.com/watch?v=6s_Hx7zCPKM

 

Conheça os convidados

 

Rafael Compassi é gaúcho, residente na cidade de São José do Hortêncio, químico e autônomo. Começou a fotografar o céu com apenas 14 anos, quando já era apaixonado por Astronomia. Há seis anos montou um observatório particular para poder registrar os detalhes de galáxias, estrelas e nebulosas. Há três anos criou o Canal Astrofoto (Youtube), que se tornou importante referência para o ensino da Astrofotografia no Brasil. Já teve algumas de suas imagens publicadas em revistas internacionais, como a BBC Sky at Night. Acompanhe alguns de seus trabalhos:

http://flickr.com/photos/rcompassi/

 

Conrado Serodio é paulista, Engenheiro Civil e profissional de Engenharia e Tecnologia na área de Petróleo e Gás. Com atividades de extensão universitária em Astronomia e Geodésia, tornou-se um estudioso e aficcionado pela Astronomia e Astrofotografia Amadora de Alta Resolução. Astrofotógrafo desde 2009, tornou-se referência especialmente na fotografia planetária e em detalhes das formações lunares em grande aproximação. Suas astrofotos e observações são realizadas hoje a partir de um observatório amador (Observatório Antares) construído em sua casa, em Santana de Parnaíba (SP), onde obtém imagens que são premiadas no Brasil e no mundo. Acompanhe alguns de seus trabalhos:

https://www.astrobin.com/users/ConradoSerodio/

 

Carlos ‘Kiko’ Fairbairn é carioca e fotógrafo desde 2014. Trabalha na área ambiental e é apaixonado por fotografar estrelas, galáxias, fenômenos e principalmente, cenas astronômicas. Vê a fotografia de céu noturno como grande fomentadora do interesse educacional para temas atrelados à Astronomia e ciências em geral. Dissemina suas ideias em palestras pelo Brasil e exterior e já teve suas imagens astronômicas publicadas em diversos veículos de comunicação nacionais e internacionais. Em 2016, foi condecorado como o Astrofotógrafo do ano (na categoria Sir Patrick Moore), segundo concurso realizado pelo Observatório de Greenwich, na Inglaterra. Acompanhe alguns de seus trabalhos:

https://www.astrobin.com/users/kiko.fairbairn

 

 

 

________________________________________________________________

Apresentadores: Daniel Mello e Igor Borgo

Convidados: Rafael Compassi, Conrado Serodio e Carlos “Kiko”  Fairbairn

Texto: Daniel Mello

Foto de divulgação: Igor Borgo

Arte de Divulgação: Ana Beatriz de Mello