Astronomia Através da Janela

Participação do Público com Incríveis Imagens

No ano de 2020, todos foram pegos de surpresa com as mudanças que a pandemia da COVID-19 acarretou, dentre elas a suspensão, em março, das atividades presenciais (acadêmicas e extensão) da UFRJ. Entretanto, as atividades do Observatório do Valongo não pararam, principalmente os projetos de extensão, que se reinventaram e continuaram a estimular o interesse público pela ciência e, em especial, a Astronomia.

Para encorajar a interação das pessoas durante o período de isolamento social, entre outras ações, o Observatório do Valongo criou o projeto “Astronomia Através da Janela”, que vem oferecendo, desde abril, material didático, dicas e sugestões para que todos possam, de suas casas, explorar o Universo.

Uma das atividades propostas do projeto foi a de incentivar o público a enviar imagens astronômicas feitas através da janela de cada um: um jeito interessante e divertido de apreciar o céu noturno, mesmo longe de um observatório. As imagens enviadas são analisadas e posteriormente publicadas em nossos canais de comunicação (site oficial e redes sociais). Já recebemos dezenas de belíssimas imagens desde o início da proposta e compartilhamos todas elas aqui, nesta postagem!

O Observatório do Valongo agradece a todos que colaboraram com as imagens a seguir, e convida todos a colaborar com o projeto, enviando novas imagens astronômicas. A fotografia pode ser feita com câmera profissional ou mesmo com telefones celulares.

Não perca essa chance e, participe!

Envie sua Foto

Aprecie agora a galeria que preparamos com as imagens de nossos colaboradores: